Jornalista teve problemas com uso de lentes
Reprodução/Instagram

Infecções nos olhos causadas por lentes de contato normalmente estão associadas ao uso incorreto ou a falhas na higienização. A médica oftalmologista do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) Lísia Aoki afirma que qualquer lente pode causar lesão.

Recentemente, o jornalista Leo Dias contou que precisou faltar ao trabalho por causa de uma infecção no olho, mesmo com o uso de lentes descartáveis, que são trocadas diariamente.

A oftalmologista observa que as lentes diárias oferecem menos risco, mas que mesmo assim podem ser contaminadas.

“Qualquer lente pode estar associada a um processo de infecção. Pode ser uma série de coisas. Na maior parte das vezes que você tem uma infecção associada ao uso da lente, tem o uso inadequado da lente.”

As bactérias costumam ser a principal causa das infecções nos olhos relacionadas ao uso de lentes. No entanto, existe a possibilidade de fungos e até de amebas atacarem os olhos.

“Na maior parte das vezes, se tiver um problema na córnea, uma ceratite infecciosa, você vai ter um olho vermelho e dor”, diz a oftalmologista, ao ressaltar que pacientes nessas condições precisam suspender imediatamente o uso das lentes e procurar atendimento médico.

Se não tratada, a infecção pode evoluir e provocar até mesmo a perda da visão.

A especialista alerta para alguns hábitos que aumentam o risco:

• Usar a lente por mais horas diárias do que o recomendado pelo médico.
• Prolongar a vida útil da lente (por exemplo, uma lente mensal ser utilizada por mais tempo).
• Higienizar as lentes com produtos que não são apropriados, como soro fisiológico.
• Não trocar os estojos onde as lentes são guardadas.
• Dormir ou tomar banho com lentes.

LEIA TAMBÉM: É possível ter câncer nos olhos. Exposição ao sol é fator de risco

O uso de lentes de contato durante o banho ou para nadar é contraindicado, justamente porque aumenta o risco de contaminação por Acanthamoeba, um tipo de ameba que provoca ceratite.

Nos Estados Unidos, 85% das pessoas que tiveram esse tipo de problemas usavam lentes de contato, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Outro hábito que a oftalmologista desaconselha é o de dormir com as lentes.

“Pode acontecer de a pessoa acordar e não conseguir tirar a lente, porque resseca. Também de ter um embaçamento visual por causa edema [inchaço] na córna, já que há falta de oxigênio. Tudo isso vai facilitar para ter complicações crônicas.”

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Enviar via WhatsApp